adriano@adrianob.com.br

Business Intelligence em um curso conceitual

31 de outubro de 2015

Se você é do mundo dos negócios já deve ter ouvido falar em B.I. ( a pronúncia correta é “biai” – quase um “uai” de mineiro). Mas a final, que “raios” de BI é isso? B.I. vem de Business Intelligence uma marca registrada pelo Gartner Group que faz referência a um conceito muito muito utilizado pelas empresas para adquirirem vantagem competitiva em seus negócios. A tradução de Business Intelligence ao pé da letra é inteligencia de negócios.

O conceito para a maioria dos leigos  é algo que está relacionado com Tecnologia da Informação e computadores, mas não, o B.I. foi utilizado antes mesmo dos inventores de computadores existirem. De modo mais simples possível o conceito de B.I. está relacionado a forma que as decisões são tomadas, e pode-se afirmar que fazer B.I. é tomar decisão de forma estratégica.

Com o avanço tecnológico tudo foi ficando mais fácil, a tecnologia acessível para as empresas trouxeram ganhos valiosos com redução de custos e aumento de capacidade, ao mesmo tempo aflorou a competitividade no mercado, onde consumidores cada vez mais exigentes com poder sobre as informações ditam as regras e escolhem bem os produtos que desejam consumir.

A tecnologia e a informação da mesma forma que beneficia pode prejudicar se não for utilizada corretamente. Por isso as empresas que querem se manter lideres no mercado devem se preocupar e buscar capacitação  não só para a área  de T.I., mas principalmente para as áreas de negócios.

A pouco tempo atrás apliquei um curso conceitual de Business Intelligence In Company para uma indústria têxtil. O curso foi focado nos principais conceitos do B.I. para mostrar uma visão geral e o que ele é capaz de fazer se for bem utilizado, mostrando alguns cases como da Toyota Motors e GVT.

O sucesso de um B.I. está relacionado a diversos fatores. Um destes, talvez o mais importante é mudança de cultura que deve ocorrer dentro da organização aos poucos, vindo da mais alta hierarquia para baixo, desenvolvendo em todas as áreas uma boa gestão de informações.

Abaixo, um trechinho do vídeo gravado durante o curso de B.I. mencionado.

 

Business intelligence concept man pressing selecting BI

Comments

comments